Mensagem de fé, paz e esperança

O namoro segundo a Bíblia ou segundo a palavra de Deus (orientação bíblica e respostas para namoro evangélico)

Deixa que digam, que pensem, que falem;
deixa isso pra lá, vem pra cá, o que é que tem?
Eu não estou fazendo nada, você também.
Faz mal bater um papo assim gostoso com alguém? namoro_evangelico.jpg
Essa música expressa a visão pela qual o mundo enxerga um relacionamento a dois, entre pessoas de sexo diferente. O importante é curtir o momento e as sensações de uma
relação emocional e física com alguém que me atrai. Não devo pensar nas conseqüências, apenas deixar o clima rolar e ver no que dá.
Infelizmente, essa visão distorcida não é exclusividade de incrédulos. Muitos cristãos demonstram imaturidade espiritual e emocional, ao lidarem com pessoas do sexo oposto e ao
iniciarem um relacionamento de namoro com alguém. Como bem destacou Jayro Cáceres, “A nossa cultura tem torcido os valores bíblicos… As palavras ‘curtir e aproveitar’ têm
substituído a palavra ‘preparar’”.3 Isso revela, de modo profundo, como há uma carência séria e triste da compreensão bíblica do que o namoro realmente significa e qual o seu propósito. O objetivo deste estudo, então, é fornecer a fundamentação e perspectiva bíblica para aqueles que pensam em namoro, preparando-os para os passos corretos, com um foco acertado e de um modo que honre e glorifique a Deus.

UM NAMORO COM PROPÓSITOS

É essencial para um namoro ter propósitos bem claros e delineados. Ainda que o casamento deva estar em foco, sempre, ele não é o propósito principal, mas conseqüência de
outros dois propósitos que devem governar nossas vidas.
1. O namoro deve visar a glória de Deus – Rm 11.36; 1 Co 10.31; Cl 3.17
2. O namoro precisa ser uma caminhada rumo à imagem de Cristo – Pv 17.17; Rm
8.29; Ef 4.15-16
Quando estes dois focos são bem claros, antes de tudo, na nossa vida de solteiro, então, saberemos conduzir um namoro agradável a Deus (Rm 12.1; Ef 4.9-10). Um namoro
que honra a Deus, sem dúvida, visará o casamento, pois Deus, não criou o namoro em si, mas o casamento. A afeição compartilhada por um casal só tem sentido quando busca a lealdade e a intimidade profunda no casamento. Qualquer relacionamento que fuja disso é brincar com os sentimentos alheios e defraudação (1 Co 13.4-5; Fp 2.3-4; 1 Ts 4.3-6). Vejamos algumas
fundamentações bíblicas:
1. O casamento faz parte do plano de Deus na criação da humanidade – Gn 2.18, 24.
2. O casamento reflete a imagem de Deus no homem, em que há diversidade e unidade, ao mesmo tempo – Gn 1.27.
3. No Antigo Testamento, o relacionamento pré-matrimonial entre dois jovens, deveria visar o casamento – Dt 22.23, 24 (esse texto mostra o grau de fidelidade que a noiva devia ao seu futuro marido, idêntico ao de uma mulher casada); Mt 1.18-19, 24-25.
“No Oriente Próximo o noivado … é quase tão definitivo como o próprio casamento. Na Bíblia a mulher comprometida em noivado era algumas vezes chamada de ‘esposa’ e estava obrigada à mesma fidelidade … e o noivo era algumas vezes chamado de ‘esposo’”.
4. O livro de Cantares mostra o amor romântico que se desenvolve no noivado (Ct 1.1. – 3.5) e se concretiza na aliança do casamento e na vida a dois (Ct 3.6 – 8.14).
5. O casamento reflete a relação entre Cristo e a Igreja, previsto desde a eternidade por Deus e que reveste o casamento de dignidade – Ef 5.22-33. A Bíblia não fala diretamente do namoro, mas apresenta o modelo do noivado que é o que mais se aproxima do namoro atual, em que dois jovens, se comprometem a buscarem a vontade juntos quanto à possibilidade de casamento e caminham nessa direção.5 Como fora destacado: Quando dois jovens começam a namorar, isso não significa absolutamente que eles irão casar.
Mas, deve significar, pelo menos, que eles pensam em se casar. Entregar a mão […] e o tempo a uma pessoa com quem não se pensa em casar, é pecado.
6 (grifo meu) Quando o namoro busca o casamento, “elimina a idéia de curtição e acentua o seu caráter de preparação”.7 Pois o namoro “é uma fase de preparação para o casamento e mais uma oportunidade para o exercício da suprema tarefa da Humanidade, glorificar o nome de Deus”.
8 PRINCÍPIOS ORIENTADORES
Dentro dos propósitos acima, alguns princípios orientadores precisam ser seguidos, visando a glória de Deus no namoro:
9 1. O namoro deve ocorrer apenas no contexto entre pessoas da mesma fé –1 Co 7.39; 2 Co 6.14 – 7.1. “A Bíblia ensina com clareza que crentes não devem se colocar em jugo desigual (2 Co 6.14-16). A visão nítida, preto no branco, de 2 Coríntios 6 – justiça ou iniqüidade, luz ou trevas, Cristo ou o Maligno, crente ou o incrédulo, Deus ou ídolos – não dá margem a erro!”
10. “As Escrituras afirmam claramente que um cristão não deve nem considerar um cônjuge incrédulo”.
11 “Ser crente é algo mais que confessar sua fé em Jesus Cristo. É também algo mais que ser membro de uma igreja. Ser crente é um estilo de vida. Na prática, significa
que você ama a Jesus e está pronto a depender dEle mais que de seu cônjuge”.
12 Muita dor pode ser evitada quando o crente decide se submeter fielmente a Deus nessa área. Um relacionamento íntimo com um incrédulo implica em deixar a visão bíblica de vida cristã e adotar à cosmovisão do(a) namorado(a), que está completamente distante de Deus e morto espiritualmente em seus pecados (Ef 2.1-
3).
2. O namoro cristão deve ocorrer no contexto de um desenvolvimento da maturidade cristã – Ef 4.15-16; Cl 3.16. É imprescindível que as duas pessoas que pretendem iniciar um namoro, na direção de um casamento, estejam crescendo na sua fé pessoal com Cristo e juntamente com a igreja, como comunidade. Tanto o texto de Efésios como o de Colossenses que abordam a questão do casamento, a inserem dentro de um contexto de vida espiritual frutífera tanto pessoalmente como em comunidade (ver Ef 5.15-33; Cl 3.12-19).
3. O namoro cristão deve florescer dentro de afinidades cristãs e teológicas – Ec 4.12; Mc 3.24, 25. “Cristão” ou “evangélico” se tornaram termos tão gerais, que é necessário conhecer bem a pessoa, antes, de cultivar um relacionamento afetivo, em que se abra o coração ao outro. É muito importante a pessoa avaliar se o outro pensa de modo concorde a respeito de várias questões muito importantes. O que meu pretendente pensa a respeito de Deus, doutrinas da fé cristã (ex. 1 Jo 4.1-3), vida de devoção pessoal e comunitária, vida familiar, situações de conflito, trabalho e amigos, certamente, são muito importantes para se dar um passo na direção de um namoro e casamento.
Há dois artigos em português muito úteis, que auxiliam a fazer perguntas acertadas quando um casal tem em mente o namoro e casamento. Um deles é Tópicos para conversação quando um homem e uma mulher estão considerando o casamento, de John Piper13 (duas perguntas na parte de Marido e Esposa são recomendáveis apenas para noivos) e Devemos nos casar? de David Powlison e John Yenchko.14
4. O namoro cristão precisa visar objetivos futuros em comum – Am 3.3. “Unir-se significa andar na mesma direção que seu cônjuge … Duas pessoas muito diferentes podem ter um casamento maravilhoso, mas há alguns aspectos básicos em que o acordo é necessário para que um homem e uma mulher possam se unir um ao outro”. Quando os três pontos acima são avaliados com honestidade e seguidos, então, há uma grande possibilidade de que este último seja observado com sucesso. Todavia, planos como futura profissão ou ministério, estilo de vida, entre outros, precisam ser avaliados com cuidado e ser percebido até que ponto um se adapta ao plano e projeto do outro e está disposto a seguir com o relacionamento nas condições conversadas.
4 WRIGHT, THOMPSON. p. 1014.
5 Ver MENDES. p. 7-8.
6 D’ARAÚJO. p. 17. É importante destacar que o presente autor não concorda de modo algum com as idéias atuais de Cáio Fábio, apenas usa um de seus livros, por sinal, excelente livro sobre o namoro, escrito muitos anos antes de sua derrocada espiritual, conhecida no contexto evangélico brasileiro.
7 CÁCERES. p. 58.
8 MENDES, p. 6.
9 A seqüência que segui nesse ponto encontra seu molde em CÁCERS. p. 58.
10 POWLINSON, YENCHKO. p. 119.
11 HARRIS, p. 189.
12 POWLINSON, YENCHKO. p. 118.
13 PIPER, John. Tópicos para conversação quando um homem e uma mulher estão considerando casar. Cuiabá,
MT: Monergismo, 2006. Disponível em www.monergismo.com.
14 ; POWLINSON, David A., YENCHKO, John. Devemos nos casar?. In: SBPV. Aconselhamento Bíblico. 2 ed.
Atibaia, SP: SBPV, 2000. v. 1. p. 118-127.
1 Bibliografia Consultada e de Apoio: D’ARAÚJO, Caio Fábio, Filho. Abrindo o jogo sobre o namoro. 4 ed.
Venda Nova, MG: Betânia, 1985.; FERGUNSON, Sinclair B. Descobrindo a vontade de Deus. 2 ed. São Paulo:
PES, 1997.; CÁCERES, Jayro M. Namoro: curtição ou preparação. In: SBPV. Ética Pesoal 1. Atibaia, SP:
SBPV (Seminário Bíblico Palavra da Vida). (Apostila preparada para as aulas de Ética Pessoal no SBPV). p. 58;
POWLINSON, David A., YENCHKO, John. Devemos nos casar?. In: SBPV. Aconselhamento Bíblico. 2 ed.
Atibaia, SP: SBPV, 2000. v. 1. p. 118-127.; MACK, Wayne. Preparing for marriage. USA: Virgil Hensley,
1986.; PIPER, John. Tópicos para conversação quando um homem e uma mulher estão considerando casar.
Cuiabá, MT: Monergismo, 2006. Disponível em www.monergismo.com.; MENDES, Alexandre Chiaradia. Uma
perspectiva bíblica sobre o namoro. Atibaia, SP: SBPV, 2006. (Trabalho de Conclusão não publicado do curso
de Bacharel do SBPV).; HARRIS, Joshua. Eu disse adeus ao namoro. Belo Horizonte, MG: Atos, 2001;
WRIGHT, J. S., THOMPSON, J.A. Matrimônio. In: DOUGLAS, J. D. O novo dicionário da Bíblia. São Paulo:
Vida Nova. v. 2. p. 1012-1017.
2 D’ARAÚJO. p. 17.
3 CÁCERES. p. 58.

Comments

  1. apaz, eu gostaria de saber se o amor verdadeiro se cria com o tempo que estao juntos ou se ela ja existe desde quando era amizade.

  2. eu sou evangelica da igreja ASSEMBLEIA DE DEUS E AMO JESUS MAIS DO QUE TUDO NA VIDA.
    SOU MUITO CARINHOSA E AMOROSA MAS INFELIZMENTE ATÉ HOJE SO ARRUMEI NAMORADOS QUE ME TRAIAM E QUE SO QUERIAM O SEXO COMIGO ANTES DO CASAMENTO, MAS COMO EU SIGO A DEUS ESTES ”NAMOROS” NAÕ DERAM CERTO. GOSTARIAM QUE ORASEM POR MIM PARA DEUS COLOCAR UMA PESSOA NO CAMINHO QUE AME E QUE AME MAIS A JESUS CRISTO DO QUE A MIM, ASSIM EU TEREI UM MARIDO ABENCOADO….

    DEUS ABENCOE

  3. me casei e nao conhecia a palavra(evangelho)…
    sofremos muito…separaçao,traiçao,…
    hoje estou tentando restaurar meu casamento…seguindo a palavra…pedi p Deus falar comigo na palavra…e saiu Oseias cap.2…mas o mais importante foi vers. 7…falou muito comigo…
    mas so eu estou seguido o evanglho…sera q terei forças?
    ou como foi dito…nao dara certo…e julgo desigual…?

  4. Olá pessoal que lê este estudo.

    Primeiramente a Paz do Senhor Jesus!

    Bom… O namoro em si, em minha concepção… é comparado a um casamento’
    Porque? Simples… Devemos cuidar, respeitar, amar… e ambos tentarem juntos viver uma comunhão com Cristo… Coisa que não é simples no mundo de Hoje!

    Mas, isso vai de acordo com a postura de cada um… muitos se dizem crentes e amantes de Deus… mas, num relacionamento… Ele(a) jamais entrega esse sentimento compartilhado pelos DOIS ao Senhor… não procura pensar e se basear numa vida Santa, como o alicerce para um casamento’…E as vezes nem pensam em se casar… sempre dizendo ” Sou casarei quando tudo estiver bem encaminhado “…. Estar preparado é uma coisa…mas, esperar e sair levando com a barriga é outra! Vá estudar… trabalhar… se esforçar… Se você realmente ama… vai querer sempre estar o mais próximo possível desta pessoa… Visando sempre o seu bem estar como um todo!

    Eu… tenho inúmeros pecados e o Senhor os conhece! Mas, ele sabe o quanto eu o Amo… e também a minha futura esposa. Entrego toda a minha vida em suas perfeitas mãos… E não devo temer… pois sua fidelidade dura para sempre! ”

    Obrigado por tudo Senhor Jesus…. Rei dos Reis…

    Aleluuuuuuuuuuuias!

  5. Tiago Abdalla :

    Por que vocês não publicam meu comentário?

    Engraçado, um artigo idêntico a este se encontra no site do Monergismo, escrito por mim:
    http://www.monergismo.com/textos/familia_casamento/comp-namoro-%20biblia-pt1_tiago-abdalla.pdf

    Assinar um artigo que não é seu se chama plágio. Favor colocar o nome do autor.

  6. entao to ferrada, eu nunca vou poder namorar, na igreja que eu vou só tem menino feio, e não me venha com essa de beleza interior, beleza interior SIM, mas beleza exterior conta, alem do mas só tem mongo sem assunto lá =/
    eh triste, queria encontrar alguem inteligente, fiel, lindo e crente, mas da muuuito dificil , DEUS, ME MANDA UM XUXUZINHO PRA EU CASAR POR FAVOR!

    • Vá padindo a Deus um xuxuzinho , quando ele te der um xuxú não reclame ! , kkkkkkk .. Deus sabe oque se passa em seu coração , mas mesmo assim peça de forma clara e corretamente !

  7. ps: e me tira esse fogo do meio das pernas q eu nao aguento mais!

    • Por favor minha irmã Isabel. Se voce realmente confia na soberania de Deus, saberá que Ele está no controle de sua vida. Confie no Senhor!

      Quanto a esse fogo que voce refere, leia meu artigo no http://livrariafiel.blogspot.com/

      Obedeça e usufrua das bênçãos do Senhor. Deus derramou suas bênção sobre Abraão porque Ele é gracioso e Fiel, mas Ele deixou escrito uma informação bastante interessante em Gn 22. 16-18. A lição que tiro deste trecho é que o Senhor trabalha nosso caráter e nos ajuda a eliminar os ‘amores’ que temos e quando descansamos Nele, obedecendo-o, tendo prazer somente Nele, ele nos concede as outras coisas que antes era nossa prioridade.
      Fique com a paz de Deus! Pr. Carlos Nagaoka

  8. Acho q realmente devemos pensar em relação a Deus e namors…

  9. Shalon.. eu acho que o namoro é´pr conhecer um ao outro, e uma certa preparaçãoO
    tambem pois nãoo posso namorar e pensar em casar com alguem ki conhçe a 1 ou 2 anos!!! e Deus tem ki realmnet confirmar nos corações dos dois e muiita oraçãoo bastante!!! se não nem pense porq ue não vai pr a frente amem bjos ….

  10. Eu amo meu namorado e eu quero passar o resto da minha vida do lado deele pois o vejo como uma benção em minha viida e amo passar meu tempo do lado dele (quando eu tenho tempo detalhee) s eu pudesse nos casariamos mes que vem..se nos tivesemos uma casa e um futuro estruturadoo mas nem fizemos faculdade aiina rsrsr ….ele é o homem mais incrivelk erespeitoso ki conhço em minha vida garotas orem dEUS PR TER um namorado igual ao meu porq esse daki é unicoOO

  11. a paz do Senhor tudo bem ? fui noiva durante um ano e 8 meses, morei junto com essa pessoa durante e 6 mesese e nos separamos devido ele ter o vício das drogas e minha família não aceitá-lo como meu companheiro , nos separamos a 1 anos e 3 meses e hoje ele não está mais nos caminhos do Senhor e vai ser pai . Encontrei com ele por acaso essa semana e que o sentimos um pelo outro continua vivo , em mim e nele não me relaciono com ninguém a muito tempo desde então , será que era para nós continuarmos juntos ?

  12. jaziel max de araujo gonçalves :

    parabens pelo texto tirou muitas duvidas!!!

  13. Existem pessoas egocentricas, q se acham os mais lindos e desmerecem os outros Deus criou o homem a sua imagem e semelhança…Deus sabe de todas as coisas e nao permitirá q um servo dele sofra descriminaçao…peça a Deus uma bençao com humildade q quando for o momento certo deus vai te dar…Senhor obrigada pelo namorado lindo q o senhor me deu, tira só o ciume dele…amem

  14. Namorei um rapaz 3 meses, eu sou evangelica ele não, estava tudo bem , ele foi duas vezes
    comigo á igreja, mas depois disse que tbém gostaria que eu o acompanhasse nas missas, amo muito
    ele , mas nosso namoro acabou, e estou sofrendo muito, me ajude por favor , não sei o que fazer??

  15. Olá…
    Eu estava aqui lendo o material de vocês, parabéns!
    Eu tenho 17 anos e namoro a 5 meses, sei muito bem que hoje em dia é muito difícil essa fase para nós.
    Pois essa fase da pré-adolescêcia e da adolescência, Jesus! Parece que ficamos malucos pra namorar…..e ninguém tira isso da nossa cabeça!
    Mas por experiência própria eu aconselho a todos os jovens não procurarem namorado tão cedo, (é claro que se você ama alguém, eu não quero que você fique sofrendo.Esse conselho é pra quem ainda não gosta de ninguém), pois essa é pra ser a melhor fase de buscar a presença de Deus com toda a nossa força.
    Mas eu entendo esse alvoroço todo!
    O meu namorado é uma benção!!!!
    Me desculpem as solteiras mas eu já encontrei o meu e estou orando pra me casar com ele!
    Abraços*-*

  16. (TESTEMUNHO)eu nasci no lar evangelico + oq me empedia de crescer espiritualmente era namoro 100 compromiço. so ki xeguei momentos bastante dificeis porisso fiz um PROPOSITO com DEUS 3 meses em horaçao ele ele mostrou pela minha cunhada atravez de SONHO . de imediato conheci essa pessoa namoro com ela a 2meses e o Diacono profetizou o nosso CASAMENTO. Nõs somos Lideres de Celula porisso honro esse DEUS maravilhoso pq dis a palavra em NUMEROS 23; O homem pode falhar + Jesus nunca vai falhar pq ele ñ e homem para que minta e nem filho do homem para que se arrependa. ~ adc face ~~

  17. Meu namorado também é único, é louco pra casar comigo, mas o maior problema sou eu, que estou indo pra igreja com ele, aceitei Jesus e mesmo assim sinto dúvidas do que sinto pór ele, porque simplesmente não quero me casar agora. Não sei se caso porque sei que ele é o homem certo pra mim, ou se termino logo com isso para deixá-lo viver sua vida sem alguém que atrase sua vida, que é eu, porque é exatamente isso que penso, acho que porque não tenho os mesmo pensamentos que ele não estou preparada pra um casamento, não o amo de verdade… o que eu faço vivo na presença de Deus e caso com ele ou eu vivo na presença de Deus e o deixo ir a procura de alguém que deseje o mesmo que ele?

    • Minha irmã, casamento é coisa séria. Não pode partir pra ele com dúvidas. Libere esse e viva mais intensamente sua vida com Deus. Quem sabe sua proximidade com Deus irá dirimir todas as dúvidas. Grande abraço!

  18. A Paz! eu namoro há 7 anos e estou noiva ha 1 ano, recentemente fui colocada para fora de casa e tive que ir morar com meu noivo, queria saber se estou pecando contra Deus

    • Graça e paz. Minha querida note bem: você não trouxe nenhum detalhe dessa sua saída de casa. Não sabemos o que você aprontou nem o que aprontaram com você. Se você não tem ninguém e nem com quem ficar, o melhor lugar é a casa do noivo. Mas porque ninguém te amparou? Será que você e seu noivo já não viviam como marido e mulher e continuavam nas suas casas por conveniência? Tem pais que não aceitam isso. Portanto minha filha, não estou lhe acusando de nada, mas como você não deu detalhes permite-me vislumbrar as possibilidades. De repente você está preocupada com o que será errado daqui por diante, mas avalie se a vida que você vivia estava debaixo dos princípios que a Bíblia nos ensina. Grande abraço!

  19. Kelly Oliveira :

    bom estou feliz com esse estudo,porque muitos hoje acham que namorar é moda,mas vemos que não é bem assim…
    um namoro mal estruturado gera uma série de questões inclusive famílias mal estruturadas e depois quem sofre com essa situação são os filhos,porque depois os se casam e excluem os filhos e com gera ador do desamparo!!!
    paz Deus abençoe!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    KELLY………….

  20. Eu não tenho namorado e já passei por diversas decepções amorosas antes de me converter e hoje estou me preparando espiritualmente para começar um novo relacionamento,onde eu e a pessoa que Deus me mostrar sejamos bem amadurecidos na fé.Pois e de grande importância esta bem espiritualmente peara que de certo pois so em Deus temosum amor verdadeiro aperfeiçoado por ele e direcionado por ele.

    • Amada do Senhor;
      Meu cordial Boa noite!
      Gostaria de alerta-la que não basta a questão espiritual. Se você que realmente conhecer alguém pra constituir uma família, atente para o que a Bíblia diz ” olhai os sinais dos tempos”. Eu sei que isso é aplicado à Igreja. Porém, quando nós desejamos conhecer alguém é importante observar como se comporta. Tem coisa que o Espírito Santo não vai mostra, mas é você que tem de observar. Não transfira responsabilidades. Por exemplo: Homem que grita com a mãe, gosta de gritar com mulher.
      Dá uma incerta no banheiro da casa dele, e veja se meias, cuecas, sapatos, etc. São jogados pra todo lado e a pobre da mãe tem que ficar catando. A cueca suja jogada….mais tarde é você que terá de lavar. Será que não para em emprego? Chega na Igreja com a família sempre atrasado você vai viver insistindo pra ele ir a Igreja. Procure saber se é liberal nas ofertas e fiel nos dízimos, caso contrário tua vida não irá prosperar e nem a dos seus filhos, pois gafanhotos e devoradores terão legalidade para atuar.
      Observe se é cheio do Espírito Santo na Igreja mas é carnal em casa. Se é galante com você mas trata de igual forma a sua mãe e irmãos. Principalmente uma coisa, GOSTA DE ORAR E SER MINISTRADO TAMBÉM! Tem homens que só gostam de orar, mas não permitem que as esposas orem por eles. Esse é um resumo breve do que realmente precisa ser observado, antes que você se una a uma pessoa…..PARA A VIDA TODA! Deus lhe abençoe!!!
      PR Pedro Moreti – http://www.pastorpedromoreti.com.br

  21. sou uma joven a espera do meu noivo, nunca tive desejo de fica, pois, para o mesmo q se prostituir. deus o nosso senhor manda-ra o meu noivo. eu acho muito bonito um casal de jovens na presença do senhor! devemos confiar na sua palavra.Ameeeeeeeeeeeeee!

  22. Para começar, eu não sou evangélica. Sou jovem ainda, mas não importa o que digam, eu amo alguém. E ele é evangélico. Eu não me lembro de admiti o amor que sinto para ele, mas ele sabe o quanto sou apaixonada por ele. A princípio, ele nunca me disse o porquê de ele não querer namorar comigo. Ele já me disse que é apainonado por mim, e que nunca gostou de alguém como gosta de mim. Mas ele me esplicou, que não poderíamos ficar juntos porque isto, de acordo com sua ideologia, “atrapalharia sua comunhão com deus”. Olha, já fazem dois anos que eu o amo, e eu não consigo superar isso, e deixá-lo com sua ideologia. Eu gostaria de saber, se isso não poderia ser uma desculpa, ou esse tipo de ideolgia existe. E ainda, se é possível convencê-lo de que não é errado ficarmos juntos.

    • Oi amiga;
      Realmente há uma preocupação com o que é chamado “jugo desigual”. Isso quer dizer, uma pessoa que professa uma fé e quem sabe tem pretensões ministeriais (envolver-se mais profundamente com a Igreja), certamente num casamento seria problemático. Digamos que algum dia Ele sinta-se vocacionado pra ser um PASTOR, certamente casado com você será IMPOSSÍVEL!
      Que tal, você ir a Igreja, mesmo que seja outra que não a Dele, e quem sabe se o “PAPAI DO CÉU” não vai mover alguma coisa dentro de você e até acontecer de esclarecer tudo isso dentro de seu coração? Faça um teste.
      Com muito carinho fraterno;
      http://www.pastorpedromoreti.com.br

  23. oláa, estou vivendo um momento muito importante da minha vida. A fase de oração por um menino que amo muito.
    Ele nunca se interessou por mim, tinha o coração fechado e eu quase desisti dele.
    Mas desde que enteguei meu coração ao senhor e deixei q ele escolhesse por mim, sinto que a cada dia ,ele muda comigo.
    Já fomos ao cinema, passeamos e ele frequenta a igreja comigo.
    Minha luta agora é que ele abra o coração pra mim, e através de jesus isso vai acontecer.
    Porque pra deus nao há impossiveis, não mesmo.
    Obrigado deus.

  24. Pastor, sou evangélico, tenho 28 anos. Estou em um momento bastante complicado na minha vida. É que estou namorando uma garota evangélica (29 anos) e descobri que ela não é mais virgem. É que ela namorou por seis anos e até chegou a noivar com um cara, para o qual ela se entregou, mas não se casaram, pois segundo ela, ele a teria traído.
    Talvez seja uma bobagem minha, mas desde o momento em que ela me falou isso fiquei muito chateado e triste e não consigo tirar isso da minha cabeça, não consigo parar de pensar a respeito.
    O problema é que sempre quis me casar com uma garota virgem, mas por outro lado eu gosto dela, e por conta disso não sei o que fazer, não sei como superar este problema, ou mesmo, não sei se seria melhor eu terminar o namoro.
    Ajude-me, por favor! O que devo fazer devo aceitar o que já ocorreu, ou devo terminar o namoro e continuar esperando uma outra pessoa em Deus?

    • Caro Francisco; Bom dia. BOM DIA MESMO!!!
      Minha pergunta é: O que é mais um importante pra você? Ser o primeiro na vida duma mulher, ou ser o último na vida dela? Tem gente pagando fortunas pra tirar virgindade d’alguma jovem, até porque tem moças leiloando seu hímen por aí. A sua namorada não fez nada disso. Quantas só perderam a virgindade, mas não viveram um casamento de fato.
      Estou bem a vontade pra falar disso, duma vez que estou casado a quase 33 anos e ambos éramos virgens. Porém o que me orgulha é saber que sou o último na vida dela.
      Deus lhe abençoe e seja feliz!

    • Respondido.

Speak Your Mind

*