A mulher virtuosa segundo a Bíblia vem de Deus (Mulher virtuosa quem a achará?!)

“Aquele que encontra uma esposa, acha o bem, e alcança a benevolência do SENHOR”. (Prov. 18:22)
Considerando todo o livro de Provérbios, com suas inúmeras advertências contra a mulher vil, louca, briguenta, irritadiça e odiosa, com certeza a esposa mencionada em Provérbios 18:22 não é uma qualquer, mas aquela que, por causa do seu caráter, pode ser considerada uma bênção proveniente do bondoso Deus.
O conhecidíssimo versículo de Provérbios 31:10 2 é freqüentemente citado como se a pergunta feita demandasse uma resposta negativa. Nem toda pergunta retórica requer uma resposta negativa (e.g., “ninguém!”, “não!”), sendo o versículo de Lucas 18:83 um exemplo, tristemente mal-interpretado por amilenistas e pré-milenistas.4 A fim de conhecermos a resposta que o autor pretende receber, é preciso analisar o contexto imediato e geral do versículo, ou seja, tanto o capítulo como o livro ao qual pertence. Podemos provar que a pergunta de Provérbios 31:10 não requer uma resposta negativa, a saber, “ninguém”, tanto analisando o versículo em si, como o capítulo 31 e o livro de Provérbios como um todo.

Ora, se ninguém pode encontrar uma mulher virtuosa, então é irrelevante o restante do versículo, pois não podemos atribuir valor a algo que não existe, o que o versículo faz: “O seu valor muito excede ao de rubis”. Consideremos agora o contexto imediato, ou seja, o capítulo 31 de Provérbios:“O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo”. (Pv. 31:11) Não precisaríamos nem continuar a nossa análise, pois o versículo seguinte, citado acima, já menciona a atitude do marido para com a sua esposa virtuosa.
“Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida”. (Pv. 31:12)
Nesse versículo temos uma descrição adicional da mulher, ou seja, em como se manifesta a sua virtuosidade.
“Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também, e ele a louva”. (Pv. 31:28) Agora, descobrimos que a mulher virtuosa não é alvo de elogios procedentes apenas do marido, mas dos seus filhos também.
“Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa sim será louvada”. (Pv. 31:30) Aqui, somos lembrados que a mulher que é louvada no v. 28, o é
apenas porque teme ao Senhor, demonstrando isso na forma como conduz o seu lar, relaciona-se com seu marido e cuida dos seus filhos.
E agora o livro de Provérbios como um todo: “A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que o envergonha é como podridão nos seus ossos” (Pv. 12:4).
Aqui não somente vemos que deveras alguns maridos possuem a bênção de ter uma mulher virtuosa, mas é intensificado o contraste entre os dois tipos de mulheres, pois a ausência de uma mulher virtuosa não é mera ausência de bênçãos, mas presença certa de desgraças, tristezas e tribulações.

5 Terminamos com Pv. 14:1, que diz: “Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos”.
O versículo não somente reconhece a existência de mulheres virtuosas, sábias, mas também declara-nos que, em certa medida, a edificação de uma casa depende dela. Seu marido e filhos precisam do seu amor, apoio, carinho, paciência, abnegação e temperança, e muitos problemas podem ser resolvidos com a sua intervenção sábia e oportuna. Por outro lado, a mulher tola não somente deixa de edificar, mas derruba, com as próprias mãos, a sua casa, não sabendo desempenhar, ou nem mesmo desempenhando os papéis de esposa e
mãe. Por fim, gostaria de louvar ao meu bom Deus, por sua infinita benevolência e misericórdia imerecida, por ter me agraciado com uma mulher virtuosa, que apesar de não ser perfeita, pois isso está reservado para o nosso futuro (1Co. 15:54)6, tem edificado a nossa casa para a glória de Deus. E, louvado seja Deus, isso está ao alcance de todos, pois o Deus que “odeia o divórcio” (Malaquias 2:16) é o Deus para quem “tudo é possível” (Mt. 19:26),
e é “do SENHOR que vem a esposa prudente” (Pv. 19:14).

1 09 de março de 2008.
2 “Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis”.
3 “… Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?”.
sim, pois em toda a Bíblia lemos sobre a preservação e perseverança do povo
terá no mínimo um remanescente fiel durante toda a história da humanidade
Escritura.
4 Para uma exposição pós-milenista desse versículo, ver:

http://www.monergismo.com/textos/pos_milenismo/lucas18-8_gentry.pdf

5 Ver, entre outros, Pv. 21:9, 21:19, 25:24, 27:15, 30:20-23.
6 “E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da
imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória”.

Comments

  1. marly says

    sabe quando leio este versiculo hoje vejo de forma difernte pois procurei ser essa mulher sabia como diz palavra de DEUS pois sabe o que recebi em troca abandono desprezo umilhaçao trocada por uma garota bem mais jovem e isso estando dentro da igreja ela e mais jovem do nosso filho caçula meu filho mais novo tem 26 ano ela 24 ela era casada tambem traia o marido e ele a abadonou e sem dizer que ela e filha de pastor e por nos ver com uma vida razoavel pois lutamos muito por isso ele simplesmente me tirou tudo e deu pra ela nunca dirigi um carro pois ele nunca quis me dar um e eu trabalhava dia e noite com ele as vezes mais do que elepra hoje ela estar usufrindo do que plantei ele desprezou nossos filhos anda como se fosse um playboi e diz que esta curtindo avida e ai te pergunto quem dançou nessa historia a mulher virtuosa mas vejo dessa forma acho que nao so amulher tem de ser virtuosa mas tambem o homem pois em seguida com o exemplo do pai meu filho mais velho saiu de casa abandonou a esposa com duas crinças pequena e foi morar com uma colega de trabalho sabe que pai disse a ele vai curtir a vida aproveita bastante entao tem certas coisas que nos machuca pois pois somos a mulhr virtuosa e somos nos que dançamos vale a pena hoje estou so sofrendo por ter 44anos e disputar uma vagade emprego com garotas de 18 jovens bonitas e quem tem a preferecia nao preciso nem dizer claro triste pois e como sefazer oque e erradop e ai as dao certo eeles estao felizes entao quando ouço ou vejo ou leio esse versilo eu fico e triste pois a realidade e muito difernte

  2. says

    Querida irmã voce esta muito ferida por estes acontecimentos, mas a Biblia diz que a mulher virtuosa, aquela que e segundo o coracao de Deus sera exaltada, o erro de seu ex-esposo sera cobrado dele, cometeu erros gravissimos, mas se voce proceder bem e ser uma mulher segundo a vontade de Deus havera honra e justica sobre sua vida, ainda que voce nao veja agora, mas Deus conhece sua vida, e cada um recebera por suas obras, o que anda segundo a carne ceifara a corrupcao, e o que anda no Espirito recebera a honra de Deus, Deus mudara sua sorte, creia em Cristo pois Ele e rico em graca e misericordia e esta vendo sua dor, Ele te sustentara e te fara vencer.

  3. Monique says

    A paz queridos,
    Quando vejo esta palavra, entendo que o contexto inteiro deve ser considerado, pois não adianta cumprir apenas com alguma dessas exigências e deixar outra(s) de lado. A Palavra do Senhor é clara, e Deus é zeloso para com aqueles que velam a todo instânte em cumpri-la. Se Deus nos aconselha em Provérbios 31 a nós mulheres tomarmos ATITUDES, veja bem, ATITUDES, e não só uma ou outra ATITUDE para sermos louvadas, reconhecidas e valorizadas por nossos filhos e maridos, isto significa que tenho que cumprir o contexto inteiro, porque se não o fizer, infelizmente a promessa que nos diz que seriamos exaltadas pelos queridos do nosso lar, e que é conseqüencia da nossa obediência à todos esses aconselhamentos do contexto, infelizmente não se cumprirá. O que eu acredito é que muitos hoje estão se equivocando, errando sem perceber e culpando a Deus como se Ele fosse o errado, quando na verdade somos nós que não estamos enquadrados por COMPLETO na Palavra. Por exemplo, não adianta eu cuidar muito bem do meu lar e me esquecer de cumprir os meus deveres de esposa juntamente com meu cônjuge. Vejamos isso que estou tentando expressar na Palavra de Deus em 1Co 7.4 e 5:

    4 “A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher.
    5 Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência. ”

    Um exemplo claro e simples é este. Infelizmente, há casos em que a mulher está bem intencionada, em se consagrar mais pra o Senhor, e evita o sexo com o esposo, mas não percebe que está dando lugar para Satanás atuar na vida do esposo. Isso é o que a Palavra está dizendo. Não estou afirmando que é o seu caso, irmã, mas é um exemplo de que se deve cultivar o casamento por completo e em todos os sentidos.

    Pode ser que você tenha se dedicado muito em algum ponto e tenha estado em falta em outro sem perceber. Peça ao Senhor para lhe mostrar, porque com certeza este ocorrido não foi culpa de Deus, e é até mesmo uma blasfêmia desvalorizar o que a Palavra de Deus nos deixou como instrução. Aquele que não der valor à Palavra entrará em juízo com Deus.

    Sem mais, fiquem na paz! Monique Rocha!

  4. Ana lucia says

    Irmã Há TUA HORA VAI CHEGAR. Lembre-se por pior que esteja sua situação hoje, faça a opção de não desistir, não DESISTA!irmãos
    LUCAS 10:19. Eis que vos dou autoridade para pisar serpentes e escorpiões e toda força do inimigo e nada vos fará dano algum.
    Não podemos desistir irmã por que Deus nu da essa força essa coragem por que quem de nos aqui tem coragem de pegar nuna serpente ninguém irmã , mais Deus da essa coragem para aquele que nele crer.
    Amém.
    A paz do senhor esteje contigo nesse momento de aflição .
    Ana Lúcia -TO

  5. says

    A mulher da Era pós moderna

    A mulher da Era-pós moderna deve aparecer nos editoriais “completamente desnuda de vulgaridade e totalmente vestida de inteligência”. Sua elegância se fará notar pela suavidade dos adereços. Na boca, um precioso implante de palavras que desviem o furor. Cílios nada postiços, capazes de filtrar o excesso de pó que pulverizam na vida das pessoas e uma lente de contato para enxergar as qualidades do próximo. Nos cabelos, condicionadores que amaciem o afago das mãos que se apressem a moderar, acalmar, abrigar.

    A mulher deve se preparar para ser modelo. Só pisar nas passarelas da vida, sob as luzes do flash da simpatia! Para manter a forma, uma dieta diferenciada. Evitar os frutos amargos que se colhem nos canteiros do ressentimento, nunca se afogar numa sopa de mágoa, regada a disse me disse, nem pensar em se viciar na overdose da desgraça alheia.

    Toda noite, a mulher pós-moderna tem o cuidado de limpar do rosto as teias da decepção daquele dia e espalhar muita alegria em volta dos olhos, da boca, áreas mais afetadas pela desidratação que a tristeza provoca! A reposição hormonal do amor, da fé, da misericórdia e da compaixão é feita em alta dosagem, porque já se provou cientificamente que o único efeito colateral que provoca é a manifestação de bondade.
    A mulher pós-moderna não pode se descuidar de suas mãos. Ela tem nos dedos a aliança de compromisso com a dor alheia. Na bolsa, uma cartela de pílulas da felicidade e também não podem faltar moedas para facilitar o troco: ofensa se troca pelo perdão. Afinal, ela só anda na última moda, moda e mudança são palavras irmãs. Roupa de marca é roupa que marca a sua presença nas rodas sociais, pela discrição e dignidade.
    A mulher pós-moderna não é pesada no self-service cultural, como uma salada de frutas: melão, melancia, morango; ela é louvada e reconhecida no jardim da família pelo nome das flores que ajudou a plantar: mulher margarida, mulher rosa, mulher violeta, mulher hortência, mulher-amor-perfeito.

    A mulher pós-moderna é embaixadora da paz. É vigilante pertinaz da preservação da vida! A plástica de sua beleza interior não perde a validade. Seu corpo espiritual se reabastece nos mananciais da fé.

    “E todos os teus filhos serão ensinados do SENHOR; e a paz de teus filhos será muito grande.” Is 54:13

    Ivone Boechat

  6. says

    Deus que “odeia o divórcio” , como assim ? Eu pedi o divorcio sim , eu era da igreja e ele não , apanhei varias vezes , ele roubou minha erança e ainda tive que dar o carro para ele assinar o divorcio carro este que era meu , e ainda descobri coisas do passado dele como molestar sua sobrinha e duas irmãs , eu jamais teria estomago para continuar com ele mesmo que nos dias de hoje ele não faça mais , me revoltei com tudo isso chutei o balde fui para o mundo e me arrependi , hoje estou voltando aos caminhos do senhor . Meu filho mais velhos esta nas drogas , e eu oro por ele para que tenha uma experiencia com Deus .
    Agora eu quero sim e tenho direito a conhecer uma nova pessoa que venha de Deus , é um, direito meu , e não vou desistir . Com essa historia que Deus odeia o divorcio , vcs acabam afastando as pessoas da igreja ai tem que caminhar sozinho buscando a Deus sozinho , acho isso sim uma vergonha , para as pessoas que dizem que tem que perdoar , e outra nem sempre vc tem que seguir a regra , sabe Deus fala ao meu coração sei que ele esta preparando algo para mim , sei que vou conhecer , pois na biblia tbem diz que temos que nos submenter as leis dos homens , então o divorcio não tão odioso assim .
    VCS NÃO VEEM QUE dEUS QUER A NOSSA FELICIDADE ? E VC MULHER DA IGREJA DEITARIAS COM UM HOMEM QUE VC DESCOBRIO QUE ELE ABUSAVA DAS IRMÃS E DA SOBRINHA ? ELE MOLESTAVA SIM , VC DARIA SEU CORPO ? SE VC SE VIRASSE E DESCOBRISSE QUE SEU MARIDO FAZIA ISSO , VC DARIA SEU CORPO QUE É DO ESPIRITO SANTO PARA ESTE HOMEN ? EU ME DIVORCIEI SIM E QUE SEJA SEU SIM SIM E SEU NÃO NÃO , POIS O QUE VIER DEPOIS DISSO VEM DO MALIGNO ! ELE OS AMIGOS DELE PEDEM QUE EU VOLTE JA FAZ 7 ANOS QUE SOU DIVORCIADA , E NÃO VOLTO ATRAS …. MAS VCS COM SEUS JULGAMENTOS … AFASTAM AS PESSOAS DA IGREJA , MAS NÃO AFASTAM DO SENHOR !!!

    • cristao says

      Olá Michelle algumas das palavras aqui não refletem o que pensamos, como este post, você está com razão em suas colocações. Nos abstemos de julgar quem quer que esteja na presença do Senhor com integridade.

  7. Esperança says

    Minha família se destruiu por completo também…
    Depois que minha a avó faleceu em um acidente e carro, meu avô desisitiu da vida, teve câncer e faleceu. No mesmo mês minha mãe abandonou a casa por causa de outro homem e meu pai tentou se matar algumas vezes… minha irmã se separou do marido, que a traía e eu separei do meu ex… que me traía também…
    Por fim… eu clamei a Deus no auge da minha dor e exigi que minha vida fosse ceifada se não houvesse restauração da minha família… entreguei no auge da dor minha vida a Deus e pedi que Ele fizesse o que quisesse com ela…
    Daí comecei a sofrer mais ainda!!! E eu cheguei a pensar que esta dor nunca fosse passar… parecia algo incurável!

    Mas foi aí que Deus começou a agir… atendeu ao minha primeira oração diante Dele e trouxe um esposo para minha mãe, um homem cristão, escolhido por Deus… aí depois levou minha mãe pra conhecer a igreja e minha mãe se converteu.

    Me convidaram e eu fui… quando fiz a vontade de Deus, Ele me trouxe o marido que Ele escolheu para mim.
    Minha irmã e meu pai também casaram novamente.

    Ocorreram inúmeras brigas de família e muito sofrimento… mas em tudo isto Deus estava agindo e curando nossos corações.

    Agora eu louvo e agradeço a Deus por tudo o que Ele tem feito porque não há enganos nos braços do pai.
    Mesmo vendo apenas trevas diante de nós, somente uma entrega verdadeira a Deus pode curar todas as feridas e pode restaurar relacionamentos e trazer felicidades.

    Fomos forjados por Deus como se forja uma espada… no fogo, martelada com força dor e sofrimentos… mas hoje amamos verdadeiramente e Deus tem nos feito instrumentos de Sua vontade levando a Palavra e louvando e glorificando o nome Dele.

    OS PLANOS DE DEUS SÃO PERFEITOS… MESMO QUE VOCÊ NÃO CONSIGA VER EM MEIO ÀS TREVAS!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *